CENTRO INTERDISCIPLINAR, TRANSFRONTEIRIÇO, INTER-REGIONAL DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MURÇA
CENTRO INTERDISCIPLINAR, TRANSFRONTEIRIÇO, INTER-REGIONAL DE MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DE MURÇA
VISÃO
Ser espaço de investigação, encontro e reflexão sobre o valor do património da educação na região e no mundo, atuando como instrumento catalisador, dinamizador e agregador de desenvolvimento em Murça.
MISSÃO
Ser um Centro de Investigação, valorização e de salvaguarda do património histórico-cultural da educação escolarizada ou não, na região, refletido em testemunhos materiais e imateriais expressos no território, nos saberes, na memória e na identidade da comunidade local, na sua interação regional e transfronteiriça.
O CITRIME-Murça vocaciona-se como uma unidade orgânica interdisciplinar, ao serviço do desenvolvimento sustentável da comunidade local e regional, da identidade, inseridos no território local e regional de Trás-os-Montes e Alto Douro.
OBJETIVOS
Conhecer, salvaguardar e interpretar edifícios, objetos e memórias de educação escolarizada e não escolarizada, presente nos saberes da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Criar espaços e instrumentos de reflexão, participação e encontro da comunidade local e regional para o reconhecimento e valorização da sua herança cultural.
Produzir e disseminar conhecimento sobre o valor histórico-cultural da educação, incentivando modos de interpretação e apropriação de herança cultural e do património que estimulem a criatividade e inclusão social.
Constituir um polo de investigação e estudos interdisciplinares, que em permanente interação com instituições de ensino e de pesquisa para a troca de conhecimentos, a circulação de investigadores e estudantes, a obtenção de recursos destinados à investigação, contribua para a formação de capital humano e desenvolvimento de projetos e outras ações de rentabilização das potencialidades locais, nas suas diversas possibilidades.
Interagir com instituições locais, regionais, nacionais, transfronteiriças e internacionais de salvaguarda do património material, imaterial, de estudo do território e rentabilização dos potenciais turísticos.
Desenvolver estratégias de participação da comunidade e do público visitante na produção de conhecimento e de atividades culturais, tendo em vista uma integração e ação conscientes, na sociedade, como elementos da sua transformação.
Apoiar tecnicamente outras entidades que prossigam fins culturais, de preservação de património e/ou outros considerados relevantes, mediante o estabelecimento de acordos ou protocolos de cooperação, aplicando e estimulando na sua ação, os princípios de cooperação e parceria em rede.